O Conselho Comunitário de Segurança do Tororó (Conseg-Tororó) realizou fórum de debate, na noite desta quinta-feira (30/9), por meio da plataforma de videoconferências Google Meet, com a participação de moradores e representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Administração Regional do Jardim Botânico (RA XXVII), Polícia Militar (PMDF), Conselho de Segurança do Park Way e Instituto Brasília Ambiental.
De maneira geral, a reunião abordou aspectos de segurança comunitária. Mais do que isso, levantou-se o debate a respeito da segurança ambiental na região. Também se falou sobre o papel dos conselhos de segurança nas comunidades, a importância da comunidade no enfrentamento da grilagem de terras, a segurança das áreas rurais e questões ligadas à duplicação da DF-140.
O ouvidor da Administração Regional do Jardim Botânico, Carlos Viana, participou da reunião, representando o administrador Janio Rodrigues. Na ocasião, o ouvidor tomou nota de reivindicações e destacou a importância do registro das demandas da comunidade através dos canais da ouvidoria. “É muito importante que os moradores registrem suas solicitações através do site da Ouvidoria-Geral do GDF (www.ouv.df.gov.br) ou pelo telefone 162”, ressaltou.
A respeito do policiamento ostensivo e preventivo na Região, O major Rafael Branquinho da Cunha, subcomandante do Batalhão Rural da PMDF e gerente do Programa Guardião Rural da PMDF, abordou questões técnicas sobre criminologia e a respeito das estratégias de prevenção criminal nas propriedades rurais do Tororó.
Os Consegs têm caráter consultivo, sem fins lucrativos e de cooperação voluntária, e atuam como espaços para discussão e análise de problemas que impactam a área de segurança pública. Também auxiliam os órgãos de segurança no monitoramento, na avaliação e na gestão dos resultados alcançados.
Administração Regional do Jardim Botânico
AV. DAS PAINEIRAS - EQ 03/05 BLOCO A - EDIFÍCIO JARDIM IMPERIAL - S.H. JARDIM BOTÂNICO Contato: 99166-1854
BRASÍLIA - DF