19 de maio

GDF - Administrações Regionais
29/10/21 às 11h44 - Atualizado em 29/10/21 às 11h44

ALISTAMENTO MILITAR

O Alistamento é um ato obrigatório, que deve ser realizado por todos os jovens brasileiros, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro até 30 de junho, do ano em que o cidadão completar 18 anos. Deverá ser realizado no ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos, nas modalidades: online ou presencial na Junta Militar, por meio do acesso ao site alistamento.eb.mil.br. Caso haja alguma dificuldade em se alistar online, o cidadão poderá comparecer presencialmente na Junta Militar, portando seu documento de identificação com foto, Seu CPF e um comprovante de residência atual.

Alistamento “dentro” do prazo

De 1º de janeiro até 30 de junho na modalidade on-line ou, presencialmente em uma Junta Militar até o último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar 18 (dezoito) anos.

Alistamento “fora” do prazo A partir do dia 1º de julho do ano em que o cidadão completar 18 anos. Observação: os brasileiros alistados fora do prazo estão sujeitos à Multa estipulada no Regulamento da lei do serviço militar (RLSM)

ALISTAMENTO MILITAR

Alistamento On-line

Através do site http://www.alistamento.eb.mil.br, o cidadão pode fazer o alistamento militar, tanto para moradores que residem no Brasil quanto no Exterior.

Alistamento presencial

Deverá comparecer portando documento de identificação com foto, CPF e o comprovante de residência atual.

Etapas

Assim que o cidadão for alistado, receberá o Certificado de Alistamento Militar (CAM), e acompanhará sua situação através do site.

Administração Regional do Jardim Botânico

Junta Militar

Núcleo de Atendimento Protocolo e Arquivo – PROTOCOLO

Telefone: 35506988 – ramal 2702 – 61-99354-9437

Endereço: Avenida das Paineiras, EQ 3/5, Edifício Imperial – SHJB

Segunda à sexta-feira das 08h às 13h e das 14h às 17h

Tempo médio de atendimento: 30 minutos

Prioridade de atendimento – Lei nº. 4.027/2007

Etapas

Se o cidadão for dispensado, precisará retornar mais uma vez à Junta de Serviço Militar para participar de uma cerimônia de juramento de compromisso à Bandeira Nacional e receber seu Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Se for apto no processo de Seleção Geral, será designado para uma Organização Militar da Marinha, Exército ou Aeronáutica, em data e local a ser agendada pelo site alistamento.eb.mil.br

Observação: Em caso de falta do alistado na data determinada em qualquer etapa do processo de seleção e designação, fica em débito com o Serviço Militar, sujeito a multa, passando a ter prioridade sobre os demais para prestação do Serviço Militar. O cidadão que não estiver em dia com o Serviço Militar, fica inapto a tirar passaporte, prestar concurso público, tornar-se funcionário de órgão governamental, matricular-se em instituição de ensino, assinar contrato com a administração pública, privada e candidatar-se a cargo eletivo.

Prazos

No momento do alistamento, o cidadão já recebe imediatamente o CAM (Certificado de Alistamento Militar).

Custos 

Gratuito dentro do prazo