28 de janeiro

GDF - Administrações Regionais
7/01/22 às 16h35 - Atualizado em 7/01/22 às 16h40

Atenção e resposta rápida no Núcleo Rural Nova Betânia

COMPARTILHAR

FLÁVIO BOTELHO, DA AGÊNCIA BRASÍLIA I EDIÇÃO: CAROLINA JARDON

Uma força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) está atuando em caráter de urgência na contenção e manutenção de uma erosão que foi aberta no km 34 da BR-251, no Núcleo Rural Nova Betânia, localizado no Jardim Botânico.

O serviço, que está sendo coordenado pelo GDF Presente e pela Administração Regional do Jardim Botânico, conta com a participação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Defesa Civil do DF (DCDF) e Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

A cratera foi aberta no local na última segunda-feira (27) devido às fortes chuvas que atingiram a região. O chefe de gabinete da Administração Regional do Jardim Botânico, José Elias Silva, detalha como foi a atuação dos órgãos de governo para solucionar o problema o mais rápido possível. “De imediato, chamamos a Defesa Civil para inspecionar o local, e ali já foi constatada a necessidade da intervenção de urgência, visto que havia risco de vida”, conta.

 

A partir daí, o que se vê no local é uma intensa movimentação de maquinário e operários trabalhando para sanar a situação. O DER-DF está atuando na contenção do avanço da erosão e na manutenção das vias não pavimentadas próximas, para manter a trafegabilidade da estrada, a Caesb arrumou os vazamentos nos dutos de água para normalizar o fornecimento de água na região, e a DCDF atua para avaliar os riscos de novos incidentes.

O coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso, explica quais serão os próximos passos do serviço que está sendo feito no local. “Para que não ocorram novos rompimentos na rede de águas pluviais, a Novacap vai começar em breve o manilhamento da rede e a construção de um dissipador”, ressalta.

Além dos trabalhos em caráter emergencial no Jardim Botânico, o Polo Leste do GDF Presente também atuou em outra demanda, desta vez em São Sebastião, para auxiliar a população da região. Operários fizeram uma grande operação tapa-buracos na Avenida Principal do Bosque, próximo ao Terminal Rodoviário, e na quadra 304 do Residencial Oeste, utilizando cerca de 9 mil toneladas de massa asfáltica.

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros