24 de maio

GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
29/10/23 às 15h24 - Atualizado em 22/04/24 às 16h48

Alterações no tráfego da DF-001 no Jardim Botânico a partir de Segunda-feira (30)

COMPARTILHAR

A partir da próxima segunda-feira, 30 de outubro, o trânsito em uma seção da DF-001 que atravessa o Jardim Botânico passará por algumas mudanças visando a melhoria da fluidez viária. Durante o período das 6h às 9h, um dos acessos à marginal que acompanha a pista no sentido Jardins Mangueiral-Ponte JK estará temporariamente interditado.

Essa modificação, embora de pequena escala, terá um impacto significativo no fluxo de veículos na rodovia. Pela manhã, quando o trânsito em direção à Ponte JK é mais intenso, a saída da DF-001 para acessar a marginal costuma causar congestionamentos, uma vez que os motoristas se posicionam na faixa da direita aguardando uma oportunidade para entrar na marginal, o que por vezes afeta o fluxo de veículos na rodovia.

Além da interdição, haverá uma alteração na preferência da rotatória próxima ao condomínio Mansões Califórnia. Anteriormente, a prioridade era dada aos veículos que trafegavam pela marginal; agora, a preferência será para os motoristas provenientes da DF-001. Painéis luminosos serão instalados para orientar os condutores sobre todas essas alterações no trânsito.

Essas modificações visam reduzir os transtornos causados pela construção do Viaduto do Jardim Botânico, que está localizado no km 27,2 da DF-001, no antigo local do balão da Esaf. Recentemente, equipes concluíram o remanejamento das redes elétricas, e no mês passado, as trincheiras do complexo viário começaram a ser abertas.

O Viaduto do Jardim Botânico, um investimento de R$ 33,5 milhões, não será suspenso; ele será composto por duas passagens subterrâneas, seguindo a técnica utilizada no Túnel Rei Pelé em Taguatinga. Até o momento, cerca de metade das 100 estacas de contenção e fundação já foram instaladas. A armadura da primeira laje superior está em andamento, e as entradas e saídas das passagens subterrâneas estão sendo escavadas.

Essas obras têm como objetivo aliviar o trânsito para os mais de 50 mil motoristas que transitam pela região diariamente, beneficiando Jardim Botânico, São Sebastião, Tororó, Paranoá, Jardins Mangueiral e Jardim ABC.

* Com informações da Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes